Você sabia que o açaí é um poderoso antioxidante e pode auxiliar até na perda de peso?

 

Além de ser delicioso, o açaí é também é uma fruta muito nutritiva!

 

O açaí na tigela é uma tradição que começou na praia, depois foi para as academias e para as ruas.

 

No início era mais consumido por esportistas, principalmente os surfistas, que depois de horas no mar, saiam cansados e famintos. Mais tarde, o açaí acabou virando moda e hoje é consumido por milhares de pessoas preocupadas com a saúde, sendo indicado na prevenção de inúmeras doenças e podendo até auxiliar na perda de peso.

 

 

 

Poderoso Antioxidante

 

O açaí é considerado uma das frutas mais nutritivas. É rico em lipídios, tendo um valor energético 2 vezes maior que o do leite. Contém bastante quantidade de vitamina E, sendo um poderoso antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres. Tem grande quantidade de fibras, o que favorece o trânsito intestinal. Tem proteínas, fundamentais na recuperação e construção muscular. Contêm bastante cálcio e potássio, o que fortalece os ossos e evita as cãibras. Possui vitaminas A, B1, B2, C, D e E . Além disso, o açaí é um dos alimentos mais ricos em ferro, o ferro auxilia na oxigenação das células do sangue, evitando a anemia, e ajuda no fortalecimento muscular.

 

Um dos mais importantes nutrientes que o açaí possui chama-se; antocianinas, uma substância antioxidante que ajuda no combate ao colesterol e aos radicais livres As antocianinas são pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides, sendo estes responsáveis pela cor do açaí. Esse nutriente assegura melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de depósito de lipídeos, causadores da arteriosclerose. Por causa dela recomenda-se tomar um cálice de vinho tinto por dia. Mas o açaí tem 33 vezes mais antocianina do que a uva!

 

O óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos de boa qualidade, com 60% de monoinsaturados e 13% de poliinsaturado.

 

Por causa de seus valores nutricionais, o açaí vem despertando o interesse de pesquisadores de todo o mundo. Estudos concluiram que este é o ingrediente perfeito para um café da manhã reforçado, para começar o dia cheio de energia. Por ser uma fruta tão completa e rica em ferro, fibras, fósforo, minerais, gordura vegetal, cálcio, potássio e vitaminas, parece que o açaí foi encomendado pela geração saúde e desenvolvido em laboratório por nutricionistas!